Ir para o conteúdo

Leilão Cavalo Pantaneiro de Raiz acontece no próximo dia 4 de abril

Postado por Laura Samudio Chudecki | 25 mar 2013

No próximo dia 4 de abril, a partir das 20 horas, será realizado no Centro de Eventos da Acrimat, em Cuiabá, o 3º Leilão Pantaneiro de Raiz. O técnico da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro, Lucas Gaiva e Silva conta que os 40 lotes disponíveis para remate são de animais de elite. “A seleção foi feita por três técnicos em três visitas a cada propriedade”.

A expectativa dos criadores é que as médias deste ano superem as de 2012. Segundo Lucas, no ano passado foram comercializados 39 lotes e a média do leilão foi de R$ 21.200. “Este é o resultado do investimento feito pelos criadores em melhoramento genético”. Este ano estarão na pista para remate quatro garanhões e 36 fêmeas. Também serão comercializadas éguas paridas e animais que já foram premiados em vários outros eventos.

Com resultados de destaque em provas esportivas nos últimos anos, o cavalo Pantaneiro tem conquistado cada vez mais espaço não só no mercado mato-grossense, como em outros estados. O Pantaneiro foi a raça que se adaptou como nenhuma outra ao ambiente quente e úmido e às longas distâncias da planície pantaneira. Outra qualidade da raça que tem sido muito valorizada pelos criadores é a agilidade para provas equestres, como enduro e rédeas, com exemplares pantaneiros bem colocados em competições nacionais.

Apesar das suas qualidades, a raça quase chegou à extinção devido a doenças e cruzamentos indiscriminados com outras raças. O trabalho feito por instituições como a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pantaneiro (ABCCP) evitou a extinção da raça. Existem atualmente cerca de 5 mil cavalos pantaneiros puros registrados na ABCCP, com mais de 130 criadores localizados em 21 sub-regiões. O número total estimado de equinos no Pantanal é 100 mil, o que revela uma grande quantidade de animais mestiços, segundo Sandra Santos.

Fonte: Agrodebate

Gostou dessa notícia? Então espalhe por ai...

  • Delicious
  • Digg
  • Newsvine
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter

Notícias relacionadas

Não há posts relacionados a esta entrada.

Quem somos

    Somos um Sindicato Rural atuante e comprometido com o agronegócio e com os interesses dos produtores rurais da região de fronteira. Nossas ações prezam pelo respeito, qualidade, transparência, desenvolvimento sustentável, valorização do homem do campo e confiabilidade junto aos nossos associados e parceiros profissionais.